SPACE PortugalTornar-se Membr@
Investigação sobre psicadélicos em Portugal: Grupo CIPER - Self Regulation

Investigação sobre psicadélicos em Portugal: Grupo CIPER - Self Regulation

18 de fevereiro de 2023 4 minutos de leitura

  • Pedro Teixeira
  • Psicadélicos

O grupo CIPER - Self Regulation está sediado na Faculdade de Motricidade Humana (Universidade de Lisboa) e tem como foco principal de investigação o estudo de aspetos autorregulatórios e psicossociais de comportamentos nucleares para uma vida saudável e significativa - atividade física, comportamento alimentar, imersão na natureza e práticas contemplativas. Congrega numa equipa multidisciplinar valências que vão da psicologia da saúde e do exercício, à fisiologia do exercício, passando pela nutrição e educação para a saúde.

Tendo experiência em estudos epidemiológicos e no desenho e implementação de estudos experimentais controlados, o grupo tem interesse em diversas abordagens de intervenção, incluindo intervenções digitais e as que comportam estados não-ordinários de consciência. Tem também interesse pelo estudo de fenómenos sociais complexos como a obesidade e a sintomatologia depressiva.

Pelo impacto que a experiência psicadélica parece ter na facilitação de mudanças no estilo de vida, o grupo está interessado no estudo deste fenómeno aplicado aos comportamentos de saúde, não só para fazer avançar os modelos psicológicos de mudança comportamental, mas também para informar o desenho de intervenções psicoterapêuticas e comportamentais mais eficazes.

Quatro dos estudos que estão a ser desenvolvidos fazem parte de um pioneiro projeto doutoral em curso na FMH. No seu conjunto, esta tese pretende dar a compreender a associação entre experiências com substâncias psicadélicas e a adoção e manutenção de comportamentos de saúde, bem como identificar alguns dos mecanismos motivacionais e autorregulatórios implicados neste processo.

  • O estudo Ceremony Study tem como objetivo recolher dados em vários momentos - antes, durante e após uma experiência psicadélica em contexto cerimonial - e resulta de uma colaboração com o Imperial College London, entidade líder do projeto. Serão recolhidos dados sobre comportamentos de saúde e possíveis mecanismos de ação de participantes em cerimónias realizadas em Portugal e em outros países.
  • O estudo Health Behavior Change and Psychedelic Experiences: Perceptions of Current or Future Practitioners, tem como objetivo avaliar a perceção de facilitadores, ou indivíduos em formação para facilitar experiências psicadélicas, relativamente às mudanças em comportamentos de saúde que testemunharam nos seus clientes ou pacientes, resultantes de experiências psicadélicas.
  • O estudo International Psychedelics & Health Behavior Change Survey vai recolher dados sobre o tipo e frequência de mudanças em comportamentos de saúde associadas a experiências psicadélicas, bem como dados descritivos relativamente aos contextos onde as experiências aconteceram.
  • Finalmente, tendo em conta o crescente número de estudos em contexto naturalístico, está a ser desenvolvida uma Scoping Literature Review para sintetizar as abordagens metodológicas atualmente mais utilizadas. Pretende-se descrever não só o tipo de estudos, as variáveis analisadas e as medidas utilizadas, como também as substâncias que estão a ser estudadas atualmente e em que contextos.

Estes quatro estudos estão a ser realizados em parceria com organizações internacionais, de onde se destacam o Imperial College London, Leiden University, Illinois Institute of Technology e Columbia University, contando com especialistas tanto na ciência dos psicadélicos como na ciência comportamental. Os elementos que integram o grupo podem ser consultados no website.

Noutras direções, o grupo CIPER-Self Regulation quer dar a conhecer perceções, atitudes e conhecimentos dos profissionais de saúde mental portugueses face ao potencial psicoterapêutico da psilocibina, MDMA e psicadélicos dissociativos, através de um inquérito online. Trata-se de um estudo em colaboração com a SPACE e com a Johns Hopkins University, School of Medicine. [Nota: se for um profissional de saúde mental em Portugal, pode participar AQUI]

Num outro estudo de natureza epidemiológica, e em colaboração com a fundação ICEERS, vão ser comparados indicadores de saúde em utilizadores de Ayahuasca (em contextos cerimoniais realizados em Portugal) com dados normativos da população portuguesa. Com a mesma metodologia, foram já publicados estudos na população espanhola e holandesa.

Finalmente, o grupo explora também, ainda em fase inicial, temas como a utilização de microdosagem de psicadélicos clássicos, e o impacto de ceremónias realizadas de forma remota através de meios digitais, em ambos os casos face a eventuais modificações comportamentais com relevância para a saúde e bem-estar.


A Ciência dos Psicadélicos é uma área em grande expansão de interesse social e cultural e o grupo CIPER-Self Regulation pretende contribuir, a partir de Portugal, para o avanço do respetivo conhecimento científico nos próximos anos. Para acompanhar estes e outros projetos do grupo pode aceder a este link no website do grupo, ou contactar o seu coordenador através do email [email protected].



Pedro Teixeira
Pedro Teixeira
Investigador e fundador da SafeJourney

Mais posts

Combinando Antidepressivos e Psilocibina: Um Olhar sobre a Investigação
  • Patrícia Marta
  • Psilocibina
  • Psiquiatria
8 minutos de leitura

Combinando Antidepressivos e Psilocibina: Um Olhar sobre a Investigação

Os estudos sugerem que se pode fazer ambos. A Ligação Entre Psilocibina e Depressão Ensaios clínicos recentes têm demonstrado o enorme pot...

Os psicadélicos podem aliviar a depressão e a ansiedade em pacientes com doença oncológica
  • Pedro Mota
  • Psilocibina
8 minutos de leitura

Os psicadélicos podem aliviar a depressão e a ansiedade em pacientes com doença oncológica

Manish Agrawal é oncologista da Maryland Oncology Hematology no Aquilino Cancer Center em Rockville, Maryland, onde é diretor médico. Em 20...

Ver todos os posts