SPACE PortugalTornar-se Membr@

Na nova era da terapia psicadélica assistida: uma revisão sistemática da metodologia de estudo em ensaios clínicos randomizados

Ensaio ClínicoRevisão Sistemática

29 de abril de 2024, Psychopharmacology

Autores: Paul S. Soliman, Dallece E. Curley, Christy Capone, Erica Eaton & Carolina L. Haass-Koffler

Nos últimos anos, assistimos a um ressurgimento de ensaios randomizados controlados por placebo (RCT's) utilizando psicadélicos não clássicos (por exemplo MDMA) e psicadélicos clássicos (por exemplo, psilocibina, LS] e DMT/ayahuasca) em conjunto com terapia assistida (TA) para doenças psiquiátricas. Um desafio metodológico notável na TA psicadélica é a complexidade dos procedimentos de ocultação. A falta de ocultação eficaz pode introduzir um viés de resposta considerável, reduzir a validade interna e comprometer a retenção de participantes.

Esta revisão sistemática examina técnicas de design e ocultação em RCTs utilizando psicadélicos e placebo para o tratamento de doenças psiquiátricas. O objetivo deste trabalho é identificar fatores que podem informar futuros projetos de pesquisas psicadélicas. Conduzimos uma revisão sistemática do PubMed, MEDLINE, CINAHL, Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), Psycinfo, Embase e Web of Science Core Collection para examinar: (1) seleção de placebo, (2) desenho do estudo e (3) integridade das medidas de ocultação. Dezasseis publicações foram identificadas como atendendo aos critérios para uma revisão sistemática.

Os nossos resultados sugerem que a administração tradicional de placebo é insuficiente para controlar os fatores de expectativa. Consequentemente, a metodologia experimental que limita a oclutação e o uso de um placebo ativo são considerações importantes ao projetar estudos clínicos prospectivos envolvendo psicadélicos.




Artigos relacionados

Ver todos os artigos